VW Kombi mais antiga do mundo completa 70 anos - Carro e motos

VW Kombi mais antiga do mundo completa 70 anos

VW Kombi mais antiga do mundo completa 70 anos



Foto: Detlev Wecke

Nesta quarta-feira (5), o VW Kombi conhecido pelo apelido “Sofie” completou 70 anos de produção. Parte do acervo de carros clássicos da marca alemã, o utilitário foi produzido quase cinco meses após o início da produção, mas é o mais antigo ainda existente em perfeito estado.

+Harley-Davidson tem condições especiais em agosto
+VW do Brasil desenvolve protótipo para a Skoda
+Hyundai HB20 começa a ser exportado para a Colômbia

Vendido na cidade alemã de Hildesheim, o furgão foi usado no transporte de cargas por mais de 20 anos e rodou pouco menos de 100 mil km. A partir daí, passou por várias coleções até cair nas mãos de um colecionador dinamarquês, que de 2000 a 2003 restaurou totalmente a Kombi pioneira, a batizou de “Sofie”, e rodou mais de 20 mil km, participando de encontros em toda a Europa.

Em 2014, durante uma visita do príncipe Frederik da Dinamarca à fábrica da Volkswagen em Hannover, um revendedor que acompanhava a comitiva comentou com a direção da montadora que um exemplar da Kombi 1950 estava à venda na Dinamarca. Isso despertou o interesse da fábrica, que acabou incorporando o exemplar ao seu acervo.

A Kombi 1950 era produzida com um motor 1.1 de apenas 25 cv, que permitia ao utilitário atingir a velocidade máxima de 80 km/h.

Foto: Detlev Wecke
  • arrow