Suíça anuncia a compra de 36 caças F-35A - Carro e motos

Suíça anuncia a compra de 36 caças F-35A

Lockheed Martin F-35. Foto: Divulgação
Lockheed Martin F-35. Foto: Divulgação
Lockheed Martin F-35. Foto: Divulgação

A Suíça anunciou nesta quarta-feira (30) que o Lockheed Martin F-35A foi o vencedor da concorrência para a compra de um novo avião de caça para a força aérea do país.

+ HBO Max estreia na América Latina e quer mais de 100 produções locais até 2023
+ Airbus testa versão armada do cargueiro C295
+ YouTuber compara iPhone 12 e iPhone original em teste de desempenho
+ Butantan estuda a criação de uma vacina única contra a gripe e a covid-19

De acordo com uma nota divulgada pelo governo suíço, o americano F-35A foi escolhida por ser um projeto recente e por conta da tecnologia embarcada, que inclui o fato de o caça ser uma aeronave de baixa assinatura radar. Outro ponto destacado foi o fato de o caça americano ser uma aeronave de fácil operação, exigindo uma carga menor de horas no simulador para o treinamento das tripulações.

O país europeu destacou ainda que a proposta da Lockheed Martin foi a melhor do ponto de vista de custo, com a cobrança de 5,068 bilhões de francos suíços (cerca de R$ 27,23 bilhões) pelo pacote para o fornecimento de 36 caças. Valor abaixo do teto de 6 bilhões de francos estipulado pelo referendo de setembro do ano passado que aprovou a compra dos aviões.

Além do F-35A, a concorrência avaliou também os aviões Boeing F/A-18, Eurofighter e Dassault Rafale. Atualmente, os suíços operam uma frota de caças Northrop F-5E Tiger II e Boeing F/A-18C, que deverão sair de serviço até 2030. A entrega dos novos aviões deve acontecer a partir de 2025.

  • arrow