Pai e filho criam réplica de Lamborghini com impressoras 3D

Pai e filho criam réplica de Lamborghini com impressoras 3D



Embora o ditado diga que o que vale é a intenção, algumas réplicas de carros feitas em casa acabam virando piada na internet por serem reproduções caricatas dos modelos reais. Mas este não é o caso da reprodução do Lamborghini Aventador das fotos abaixo, que está sendo construída por uma dupla de americanos usando impressoras 3D. Todo o projeto — que ainda está em andamento — pode ser acompanhado na página 3D Car Printing do Facebook.

O físico Sterling Backus e o seu filho tiveram a ideia de construir do carro há um ano, enquanto jogavam o jogo de videogame Forza Horizon 3. A ideia inicial era fazer uma réplica em metal, mas ela logo foi descartada por um desafio ainda mais interessante: o de imprimir todas as partes usando apenas três impressoras 3D caseiras.

Cada componente foi revestido em fibra de carbono e depois unido com cola de metil metacrilato. E o trabalho de impressão não se limitou somente às partes da carroceria. Até a parte interna das lanternas traseiras do Lamborghini foi reproduzida usando essa técnica, embora Backus tenha feito o uso de alguns componentes originais da marca italiana, como os braços do limpador de para-brisa.

A carroceria foi montada sobre uma estrutura tubular em metal. Para mover a máquina, o físico escolheu um motor Chevrolet 5.7 V8 vindo de um Corvette, que recebeu uma preparação com dois turbos e um transeixo de Porsche 911 adaptado, o que possibilitou o uso do V8 na posição central-traseira — como no verdadeiro Aventador.

Reprodução/ 3D Car Printing
Reprodução/ 3D Car Printing
Reprodução/ 3D Car Printing

 

  • arrow