Nova Ram 2500: mais tecnologia para a rainha das picapes - Carro e motos

Nova Ram 2500: mais tecnologia para a rainha das picapes

Nova Ram 2500 Laramie



Nova Ram 2500 Laramie
Nova Ram 2500 Laramie

Com mais de dez anos desde que se tornou uma marca independente, se especializando em utilitários dentro do grupo Fiat Chrysler Automóveis (FCA), a Ram atinge uma nova etapa com a Nova Ram 2500 Laramie. Importada oficialmente para o país desde 2005, a picape mais desejada por clientes de caminhonetes do universo rural brasileiro – segundo pesquisa do Google – evoluiu em muitos aspectos, como tecnologia, design, mecânica, segurança, conforto e praticidade.

+ Nissan Frontier tem condições especiais de venda até março
+ FCA anuncia recall de Fiat Toro e Jeep Renegade
+ Confira mudanças no Rodízio Municipal, na Zona Azul e em corredores e faixas exclusivas de ônibus durante período de Carnaval

O design da Nova 2500 foi reformulado por completo, como prova a longa lista de novos elementos: capô com vincos mais destacados, mais “musculoso”, rodas, grade dianteira, conjuntos óticos com LED na frente e atrás, para-choques, para-lamas e arcos de roda, emblemas, espelhos retrovisores, tampa traseira, rodas e antena – agora de teto, do tipo barbatana.

Analisando em detalhes, a imponente dianteira ganhou em harmonia e refinamento, com maior integração ao para-choque, formando um visual ainda mais atraente. Na traseira, a inscrição “RAM” salta aos olhos, substituindo o símbolo da cabeça do carneiro, que continua sendo aplicado nas rodas e em vários pontos da cabine.

Maior poderio com refinamento

A Ram 2500 sempre foi a picape mais forte do país desde sua chegada há 15 anos. Essa característica nunca esteve tão válida, pois o motor turbo diesel da Cummins de 6,7 litros foi amplamente revisto, com avanços nos principais componentes, para ainda mais eficiência, e claro, força. Com seis cilindros em linha, o novo bloco passou a ser feito de ferro fundido vermicular, com maior resistência estrutural e menores níveis de ruído, vibração e aspereza (tríade também conhecida pela sigla inglesa NVH). Esse novo material é o principal fator da redução de peso do propulsor em 28 kg.

Também são inéditos o cabeçote, as válvulas de escape e os balancins, guiados por um eixo de comando oco. Bem como as bielas, as bronzinas, os pistões mais leves e resistentes e os anéis de baixo atrito. A turbina de geometria variável (VGT) foi aperfeiçoada e está conectada a um coletor de escape inteiramente novo. Para completar, todo o sistema de alimentação foi reprojetado, desde a flauta dos injetores de alta pressão (2000 bar), passando pela bomba, filtro e linha de combustível. Com isso, essa verdadeira usina de força oferece respostas mais ágeis e refinadas, além de entregar mais 35 cv de potência e 6,7 kgfm de torque do que antes, totalizando 365 cv e 110,7 kgfm.

A eficiência energética da Nova Ram 2500 Laramie também foi aprimorada, com o emprego de aletas ativas logo atrás da grade dianteira. Elas abrem e fecham automaticamente para controlar o fluxo de ar para o motor, reduzindo o arrasto aerodinâmico quando possível e assim, contribuindo para menor consumo de combustível.

Com alavanca na coluna de direção, o câmbio automático de 6 marchas foi otimizado para oferecer trocas mais suaves e baixos níveis de ruído, vibração e aspereza. Um dos responsáveis por isso é o novo solenoide de força variável (VFS) do conversor de torque, que também reduz o tranco quando ao passar da R (ré) ou D (Drive) para a posição P (Park). A tração é selecionada eletronicamente no painel, pelas posições 4×2, 4×4 e 4×4 reduzida, e o diferencial traseiro é antideslizante.

Cabine surpreendente

Seja por meio de recursos tecnologicamente avançados ou de soluções aparentemente simples mas muito bem elaboradas, a Nova Ram 2500 tem uma capacidade quase infindável de surpreender os ocupantes de todas posições da espaçosa, bem acabada e silenciosa cabine, que recebeu uma dose extra de requinte. O revestimento de couro mostra bem isso, com partes perfuradas e detalhes em alcântara.

Há duas novas cores para a carroceria, a perolizada Azul Patriot e a metálica Marrom Walnut, que se somam à solida Vermelho Flame, às metálicas Prata Billet, Granito Crystal e às perolizadas Branco Pérola e Preto Diamond. E além do tradicional preto, o revestimento interno pode ter uma nova e elegante combinação de marrom com bege. Disponível em versão única, Laramie, a Nova Ram 2500 está disponível nas 45 concessionárias da rede Ram no Brasil pelo preço sugerido de R$ 289.900.

  • arrow