Famoso pelas Ferrari, Pininfarina também projeta trens - Carro e motos

Famoso pelas Ferrari, Pininfarina também projeta trens

Goldenpass Express



Goldenpass Express
Goldenpass Express (Divulgação)

Conhecido durante muitos anos pelo desenho das carrocerias da Ferrari, o estúdio italiano de design Pininfarina tem um trem como uma das suas criações mais recentes. Batizado de Goldenpass Express, o modelo irá entrar em serviço no dia 13 de dezembro de 2020, em um trajeto que liga as cidades suíças de Montreux, Gstaad e Interlaken.

Um dos destaques do modelo, que será operado pela companhia ferroviária MOB, são as janelas, desenhadas para que os passageiros possam tirar fotos da paisagem sem reflexos. A novidade técnica é o sistema de bitola variável do Goldenpass Express, que permite a adaptação automática às diferentes larguras dos trilhos e dispensa a necessidade de troca do trem no meio do trajeto.

Esta não é a primeira vez que a projetista de supercarros atua no segmento de composições ferroviárias. Em 1993, o estúdio já havia projetado um trem para a MOB, além de ser o autor do desenho do ETR 500 (o trem-bala italiano) e de outros modelos desenhados para países como a Noruega e a Dinamarca.

  • arrow