Fabricante dos EUA cria réplica do carro lunar - Carro e motos

Fabricante dos EUA cria réplica do carro lunar



Conhecida no Brasil por seus quadriciclos, a americana Polaris decidiu comemorar os 50 anos da chegada do homem na Lua criando uma réplica do Lunar Rover, o carro elétrico usado no satélite natural pelos astronautas americanos.

Produzida com o apoio U.S. Space and Rocket Center, museu no estado americano do Alabama que guarda artefatos do programa espacial dos Estados Unidos, o projeto contou com a colaboração de um astronauta e dos técnicos que construíram os Lunar Rover originais.

Para produzir os para-lamas, a empresa usou os mesmos moldes originais. Mas boa parte dos componentes mecânicos vieram dos veículos de série produzidos pela Polaris. Mesmo assim, a réplica manteve características dos carros que foram à Lua, como as quatro rodas direcionais.

A reprodução foi mostrada este mês em vários eventos relacionados aos 50 anos da missão Apollo 11. Mas as suas aparições públicas não vão terminar assim. Em outubro, já está programado para o Lunar Rover completar uma volta na pista oval de Talladega.

O carro lunar original teve apenas quatro unidades produzidas, das quais três foram usadas na Lua pelos astronautas das missões Apollo 15, 16 e 17 e uma foi desmontada para fornecer peças para os outros três.

Diagrama mostra quais modelos da Polaris cederam peças para a réplica (Divulgação)
  • arrow