Em 11 de novembro de 1926 nasceu a “Route 66”. A estrada mais famosa do mundo - Carro e motos

Em 11 de novembro de 1926 nasceu a “Route 66”. A estrada mais famosa do mundo

Route 66

A “Route 66” é a mais famosa estrada do mundo. No dia 11 de novembro de 1926 foi concluída a ligação entre Chicago, no Illinois (a noroeste) e Santa Mônica, junto ao Oceano Pacífico.

• YX One conceito de scooter elétrica todo-o-terreno com três rodas, movida pela inclinação do corpo
• A Harley-Davidson que serviu ao Exército Japonês na Segunda Guerra
• A enorme Triumph Rocket 3 2020, dados técnicos e preço desse “monstro”

Ao longo de 3 940 km, a estrada cruza os estados do Missouri, Kansas, Oklahoma, Texas e Novo México antes de chegar à Califórnia. Também é conhecida como “Will Rogers Highway”, em homenagem a um comediante (1879-1935) que atravessou os Estados Unidos, “Main Street of America” ou “Mother Road”.

Durante décadas foi uma via de comunicação entre as duas costas dos Estados Unidos e ao longo da estrada floresceram muitas cidades e negócios. Mas foi perdendo importância com o crescimentos de alternativas de transporte aéreo e em 1985 foi retirada do “Highway System” americano, embora vários segmentos tenham sido absorvidos pelo “Interstate Highway System”, uma despromoção que foi secando os negócios que existiam ao longo de um percurso que viu grande parte da sua população afastar-se das localidades que foram ficando desertas.

Ao mesmo tempo que foram surgindo novos pedaços de auto-estrada mais modernos, partes da Route 66 nos estados do Illinois, Missouri, Novo México e Arizona foram classificados como “estradas históricas” e nasceu a nova “Historic Road 66”. O sucesso foi grande e, nos últimos anos, outros estados têm recuperado velhos trechos da estrada inicial, que atualmente é impossível de percorrer ao longo dos 3 940 km abertos ao público em 1926.

  • arrow