EC-05: Yamaha faz aposta nas baterias "plug & play" - Carro e motos

EC-05: Yamaha faz aposta nas baterias “plug & play”



Baterias removíveis, dimensões compactas, aproximadamente 110 km de autonomia, mas por trás da nova scooter elétrica japonesa (que por enquanto só será vendida em Taiwan), há muito mais

Baterias Gogoro
Baterias Gogoro

A Yamaha EC-05 é o segundo veículo elétrico vendido pela Yamaha após a EC-03 , mas o fato mais exclusivo sobre esta scooter não é o sistema de bateria plug & play : mas o fato de que de Yamaha , na CE -05, existem apenas o nome e o estilo . O projeto e a construção são confiados inteiramente a Gogoro .

Pesa pouco mais de 100 kg
Pesa pouco mais de 100 kg

Fundada em 2011 como uma startup ambiciosa, a Gogoro se aproveitou das oportunidades oferecidas pelo mercado doméstico (Taiwan é o país com a maior número de scooters por habitante no mundo) e com forte apoio do Estado , a Gogoro conseguiu superar a difícil fase de inicialização, tanto que detém 17% do mercado total de scooters em Taiwan (e 97% do mercado de scooters elétricas) e está se preparando para finalmente desembarcar na Europa, o que deve acontecer em 2020.

Motor de 10 hp

A peculiaridade de Gogoro reside em ter tido a coragem de propor scooters elétricos (Série 1 de 2015, Série 2 de 2017) equipados com o sistema de “troca de bateria plug & play” ou baterias removíveis que podem ser rapidamente substituídas, carregadas e retiradas de postos especiais espalhadas pela cidade. Um sistema agora ao alcance de smartphones comuns com seus algoritmos de geolocalização, mas não é tarefa simples, pois o Gogoro também teve de lidar com a construção e distribuição de um grande número de postos com baterias de reposição (em Taiwan, atualmente, existem mais de 1.200).

110 km de autonomia
110 km de autonomia

A medida do sucesso de Gogoro, no entanto, vem do fato de que outros fabricantes estão começando a aderir ao padrão de troca de bateria. O EC-05 é o primeiro fruto da parceria anunciada no ano passado entre Gogoro, Yamaha, Aeon e PGO: e se este veículo for vendido pelo menos inicialmente apenas em Taiwan , isso demonstra o interesse em uma tecnologia que realmente poderia representar um resposta interessante para o futuro do compartilhamento elétrico.

Do ponto de vista técnico, o EC-05 é um veículo com vocação urbana, com design futurista e minimalista. Alimentado o motor de 10hp, por 2 baterias Gogoro, o EC-05 acelera até os 50 km / h em 3,9 segundos e tem uma velocidade máxima limitada de 110 km. Pesa pouco mais de 100 kg e embaixo do banco mantém um bom volume.

  • arrow