Copa de 2022 vai contar com frota de Kombis autônomas para o transporte público - Carro e motos

Copa de 2022 vai contar com frota de Kombis autônomas para o transporte público

Divulgação



Divulgação
ID Buzz. Foto: Divulgação

A Volkswagen e o Qatar celebraram um acordo que trará ao país uma frota de veículos elétricos autônomos antes de 2023. Ao todo serão 35 “Kombis” ID Buzz, com capacidade para quatro passageiros cada, que farão rotas fixas na região de Westbay. A fabricante alemã vai, em parceria com a Audi, operar o software necessário para gerir o serviço.

oficialmente será chamado ID.7 (e não Microbus ou Kombi, por exemplo),
oficialmente será chamado ID.7 (e não Microbus ou Kombi, por exemplo),

Os testes vão começar em 2020 e as primeiras viagens experimentais começarão um ano mais tarde.

Veja também

• Dafra inicia a produção da NH 190 para concorrer com a Honda XRE 190
• Chevrolet Onix: qual versão perde menos valor?
• IPVA 2020 será, em média, 3,54% mais barato em SP

Além dos 35 exemplares do ID Buzz, que agora oficialmente será chamado ID.7 (e não Microbus ou Kombi, por exemplo), a Volkswagen também terá 10 ônibus da Scania com tecnologia similar.

O governo de Doha promete entregar infraestrutura adaptada para que os veículos autônomos possam circular sem riscos à segurança. Além disso, as duas partes deverão integrar veículos e a estrutura viária local através de sistemas e software desenvolvido especificamente para a capital do país, que tem quase 2 milhões de habitantes.

Apesar de já existirem serviços autônomos de transporte em algumas cidades, nenhum deles tem, até à data, esta escala. O apoio da Volkswagen também aumenta a relevância da iniciativa, uma vez que as grandes marcas do mercado automóvel não têm apoiado a implementação de frotas desta natureza no mundo real.

Com a Copa do Mundo no Qatar, é provável a VW faça a apresentação mundial no próprio evento. Foi revelado que o ID.7 terá duas configurações de propulsão, sendo a básica com tração traseira e motor elétrico de 203 cavalos.

Com baterias de lítio de alta densidade, o Volkswagen ID.7 alcançará nada menos que 700 km de autonomia
Com baterias de lítio de alta densidade, o Volkswagen ID.7 alcançará nada menos que 700 km de autonomia

Na outra opção, a tração é AWD com um motor elétrico dianteiro de 102 cavalos, totalizando 305 cavalos. Com baterias de lítio de alta densidade, o Volkswagen ID.7 alcançará nada menos que 700 km de autonomia (WLTP) na versão RWD.

  • arrow