Chassi inteligente da Yamaha detecta possíveis rachaduras - Carro e motos

Chassi inteligente da Yamaha detecta possíveis rachaduras

Chassi inteligente da Yamaha que deteta possíveis rachaduras



Chassi inteligente da Yamaha que deteta possíveis rachaduras

A Yamaha desenvolveu um chassi inteligente capaz de detetar uma rachadura ou pequenas fissuras que poderiam levar à quebra do quadro.

Não é fácil descobrir uma fissura num chassi, muito menos se estiver por dentro. Além disso, o alumínio, diferentemente do aço, praticamente não avisa antes de partir repentinamente, quando submetido a uma situação de alta tensão ou devido ao envelhecimento do material.

• Em 2021 a ZZR 1400 sai de linha e chega a nova Suzuki Hayabusa 1400
• Honda alcança a marca de 400 Milhões de motos produzidas

A Yamaha, de acordo com o anúncio publicado, irá registrar em breve a patente de um chassi capaz de descobrir se existe o risco de quebra em qualquer uma das suas partes.

Chassi com sensores

A análise será realizada através de uma rede de cabos e sensores internos (fibra ótica) capazes de detetar pequena rachaduras e enviar um aviso ao motociclista através do painel de instrumentos. Depois da análise contínua dos dados, também irá ser possível controlar outros elementos fundamentais, como o motor, o chassi auxiliar ou o braço oscilante, mantendo toda a moto sob controle o tempo todo.

E tinta inteligente

A Yamaha também estuda tintas inteligentes que, em caso de acidente, mudam de cor e destacam claramente os pontos com possíveis danos.

Estes sistemas serão capazes de detetar qualquer problema no nível estrutural, devido ao envelhecimento ou a golpes de qualquer tipo.

Fonte: Yamaha Motors

  • arrow