Cadillac Town Sedan que foi de Al Capone está à venda por um milhão de dólares - Carro e motos

Cadillac Town Sedan que foi de Al Capone está à venda por um milhão de dólares

Cadillac 1928 que pertenceu a Al Capone. Foto: Divulgação
Cadillac 1928 que pertenceu a Al Capone. Foto: Divulgação
Cadillac 1928 que pertenceu a Al Capone. Foto: Divulgação

Al Capone , foi um dos maiores Gangsters de Chicago, conhecido por Public Enemy #1. Foi condenado em 1931 a 11 anos de prisão, por fuga de impostos. Saiu oito anos depois, por estar debilitado e doente, falecendo a 25 de Janeiro de 1947, após sofrer um AVC.

+ Dacia vai estrear Kwid elétrico de baixo custo
+ Nissan abre serviço de aluguel de carros
+ Criminosos furtam e destroem dois Lamborghini Urus

Capone adquiriu esse Cadillac Town Sedan blindado em 1928, tendo sido vendido quatro anos depois. O Cadillac Town Sedan pertence ao modelo Series 341-A, de 1928, e é movido por um motor V8 de 5.587cc, com a potência de 90 cv. O motor está acoplado a uma caixa de três velocidades manual, que leva a potência para as rodas traseiras.

V8 de 5.587cc
V8 de 5.587cc

Capone adquiriu o seu Cadillac de Emil Denemark, seu parente no mundo do crime. Após ser detido, o seu Cadillac foi vendido a um casal, que tenmtou fazer dinheiro com a fama do automóvel. Mas, as coisas não correram bem e, em maio de 1933, o Cadillac foi vendido a Harry LaBreque. Posteriormente, foi para a Inglaterra, onde foi exposto em vários museus. Em Fevereiro de 1958 foi adquirido por Tony Stuart por apenas 510 dólares, vendendo-o, meses depois, a Harley Nielson, de Ontário.

Foi com Nielson que o Cadillac foi submetido a um restauro e a maior parte das peças blindadas foram retiradas, ficando somente os vidros. No meio da década de 60 foi vendido ao Niagara Falls Antique Auto Museum, sendo vendido novamente, em 1971, ao Cars of the Greats Museum.

Em 1979 foi adquirido pelo Smoky Mountain Car Museum, sendo que nesta altura os vidros foram substituídos, pois estavam a ficar amarelados. Em 2006 foi adquirido pelo advogado e coleccionador de automóveis, John O’Quinn.

Em 2008, Richard “Cappy” Capstran ajudou na instalação de várias peças blindadas, para tornar o Cadillac mais original. A oficina do pai de Cappy, Ernest Capstran, foi quem fez o trabalho de transformação do Cadillac blindado para o gangue de Capone, em 1928, tendo este pago mais do dobro que Capstran pediu pelo serviço.

Agora, o mesmo Cadillac Town Sedan que pertenceu a Al Capone está à venda na Celebrity Cars Las Vegas, por um milhão de dólares. No entanto, em 2012, este mesmo automóvel, com o chassis número 306449, foi vendido pela RM Sotheby’s, por US$ 341.000 , após estar na coleção de John O’Quinn.

Como curiosidade, este Cadillac Town Sedan também é um dos mais antigos veículos blindados que existe.

Com informações de Celebrity Cars

  • arrow