Bosch desenvolve o primeiro painel TFT dividido do mundo para motocicletas - Carro e motos

Bosch desenvolve o primeiro painel TFT dividido do mundo para motocicletas

Bosch desenvolve o primeiro painel TFT dividido do mundo para motocicletas. Foto; Divulgação



Bosch desenvolve o primeiro painel TFT dividido do mundo para motocicletas. Foto; Divulgação
Bosch desenvolve o primeiro painel TFT dividido do mundo para motocicletas. Foto; Divulgação

Um painel TFT dividido de forma livre, que exibe simultaneamente informações do veículo e conteúdos de um aplicativo para smartphone, era algo exclusivo dos carros premium até há bem pouco tempo.

+ Matheus Barbosa, piloto do Superbike morre em etapa de Interlagos
+ Produção de veículos aumenta 7,4% em outubro, diz Anfavea
+ Porsche e Embraer se unem para criar carro e avião “gêmeos”

O novo cluster de ligação integrada da Bosch disponibiliza este recurso para motocicletas na forma de um display TFT de 10.25 polegadas. Além disso, a solução de integração de smartphone mySPIN traz o conteúdo do telefone conectado para o visor da moto.

Uma pesquisa realizada pela Bosch junto a 2.600 motociclistas concluiu que oito em cada dez acolheriam bem esta funcionalidade. “Os nossos clusters em conjunto com a mySPIN oferecem uma nova experiência de condução com mais segurança e conforto para os motociclistas. Para nós, este é o próximo passo em termos de conectividade para as motos”, afirma Geoff Liersch, presidente da unidade Two-Wheeler & Powersports da Bosch.

O novo display TFT de 10.25 polegadas será lançado este ano para motos da BMW. Foto: Divulgação
O novo display TFT de 10.25 polegadas será lançado este ano para motos da BMW. Foto: Divulgação

O novo display TFT de 10.25 polegadas será lançado este ano para motos da BMW. As novas dimensões do painel mostram todas as informações relevantes em simultâneo sem distrair o condutor. Os utilizadores decidem sobre o conteúdo que desejam ver na tela, e toda a informação pode ser controlada pelo condutor.

O conteúdo de uma app de smartphone, por exemplo, é adaptado automaticamente através do mySPIN para mostrar informações relevantes de acordo com o tamanho do visor da moto. A tela dividida continua a mostrar indicadores importantes, como a velocidade e outras informações.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Bosch, 90% dos condutores recorrem aos seus smartphones na fase de preparação e durante a viagem. Um terço destes condutores são expostos a um elevado risco ao utilizarem o seu smartphone durante a condução.

A Bosch desenvolveu a solução de integração de smartphone mySPIN para tornar o uso do conteúdo do smartphone mais seguro e confortável. Disponível no segmento dos motociclos desportivos desde 2018, o que inclui, por exemplo, os chamados veículos todo-o-terreno ou embarcações pessoais, nos veículos da BRP, o mySPIN será a partir de agora, e pela primeira vez, introduzido no segmento das motos.

+ As 20 motos mais vendidas em outubro segundo a Fenabrave
+ Yamaha apresenta nova scooter ‘Adventure’ BW’s 125

Bosch desenvolve o primeiro painel TFT dividido do mundo para motocicletas. Foto; Divulgação
Bosch desenvolve o primeiro painel TFT dividido do mundo para motocicletas. Foto; Divulgação

Como fornecedor líder de sistemas de segurança para motociclos, a principal prioridade da Bosch é tornar a condução mais segura, e proporcionar aos motociclistas uma experiência mais confortável e emocionante. A conectividade entre o condutor e o motociclo e o seu meio envolvente desempenha um papel crucial.

Um exemplo disto é o Help Connect. O sistema de chamadas de emergência digitalmente conectado para motociclos que aumenta a segurança no trânsito, permitindo o envio rápido e automático de serviços de emergência e apoio em caso de acidente. Mais uma prova de como a Bosch procura tornar os veículos motorizados de duas rodas mais adequados e aptos para as necessidades da mobilidade do futuro.

  • arrow