BelugaXL, avião de carga gigante da Airbus, entra em operação - Carro e motos

BelugaXL, avião de carga gigante da Airbus, entra em operação

BelugaXL, avião de carga gigante da Airbus entra em operação



BelugaXL, avião de carga gigante da Airbus entra em operação
BelugaXL, avião de carga gigante da Airbus entra em operação

BelugaXL, o avião de carga gigante, projetado para transportar componentes de grandes aeronaves da Airbus, entrou em serviço.

Com três andares de altura, o BelugaXL foi projetado para substituir a frota existente de aviões de carga da Airbus e oferece 30% a mais de capacidade de carga em relação ao modelo anterior.

+ Chevrolet Equinox aparece com novo visual na China
+ Airbus se une à Aston Martin para lançar helicóptero
+ Conheça a monstruosa GMC Sierra Harley-Davidson 2020

O BelugaXL foi ao ar pela primeira vez em julho de 2018, mas este seria apenas o primeiro de 200 voos de teste e 700 horas de provas a caminho de uma Type Certification, concedida pela Agência Europeia para a Segurança da Aviação em novembro de 2019 .

Com um comprimento de 63 metros e uma largura de 8 metros, o BelugaXL possui a maior seção transversal de qualquer avião de carga do mundo. Pode levantar até 51 toneladas no ar e transportar essa carga útil por até 4.000 km.

BelugaXL
BelugaXL

A arquitetura do BelugaXL é baseada no A330-200 Freighter da Airbus e é alimentada por dois motores Rolls Royce Trent 700. O primeiro dos seis BelugaXLs fez seu primeiro vôo operacional em 9 de janeiro, com os novos aviões a serem introduzidos para trabalhar ao lado de seus antecessores, o BelugaSL, até que sejam eliminados até 2025.

  • arrow