Arisun é a picape Peugeot feita no Irã - Carro e motos

Arisun é a picape Peugeot feita no Irã



O grupo iraniano Iran Khodro (IKCO) talvez seja um dos fabricantes de automóveis mais ecléticos do mundo, com uma gama de modelos que vai de carros chineses ao atual Peugeot 2008.

E nessa verdadeira salada automotiva, a empresa oferece também uma linha de produtos próprios. Um deles é a picape leve Arisun, modelo lançado em 2015 e que usa um motor 1.7 (em versões gasolina e GNV) de até 87 cv, tem tração traseira e é capaz de levar até 680 kg de carga.

A Arisun combina elementos do clássico modelo local Paykan (que por sua vez é derivado do britânico Hillman Hunter dos anos 1960) e do Peugeot 405, modelo que saiu de linha na Europa há mais de 20 anos, onde era oferecido somente nas carrocerias sedã e station wagon.

Já o motor 1.7 é de projeto próprio e segundo a empresa é capaz de atender ao padrão de emissões Euro IV (que vigorou no mercado europeu na segunda metade dos anos 2000). De acordo com a IKCO, a Arisun está equipada com airbag duplo, freios ABS, vidros elétricos, ar-condicionado e um rádio com entrada USB.

Divulgação
Divulgação
Divulgação

Divulgação
  • arrow