Abrir as janelas do carro pode reduzir o risco de contrair COVID-19? - Carro e motos

Abrir as janelas do carro pode reduzir o risco de contrair COVID-19?

Abrir as janelas do carro pode reduzir o risco de contrair COVID-19? Foto: pexel

Abrir as janelas do carro pode reduzir o risco de contrair COVID-19? Foto: pexel
Abrir as janelas do carro pode reduzir o risco de contrair COVID-19? Foto: pexel

Agora, todos nós sabemos as regras básicas do covid-19. Use uma máscara, limite sua exposição a outras pessoas e, quando não puder, mantenha distância e … continue usando sua máscara. Também aprendemos no início da pandemia como manter adequadamente as superfícies limpas , inclusive no carro . Mas o que não sabemos é se devemos manter as janelas abertas.

+ Prodesp passa a entregar CNH em papel exclusivamente pelos Correios
+ Após recorde de vendas Royal Enfield abrirá mais 4 lojas no Brasil
+ Kawasaki anuncia recall das motos Ninja 400 e Z400 por problema no tensor da corrente que pode causar acidente fatal

Um novo estudo da Brown University busca responder a essa pergunta. Usando complexas simulações de dinâmica fluida computacional, Varghese Mathai, Asimanshu Das, Jeffrey Bailey e Kenneth Breuer estudaram como os aerossóis que respiramos (alguns dos quais escapam até mesmo de máscaras devidamente usadas) se movem na cabine de um carro e como esses fluxos mudam com várias janelas abertas e para baixo. Os resultados são muito interessantes, mas em resumo, você provavelmente vai querer as janelas abertas quando possível.

O veículo usado nas simulações foi vagamente baseado em um Toyota Prius e provavelmente se aplica a veículos de forma e tamanho semelhantes, mas pode não ser aplicável a carros maiores ou menores, caminhões ou vans. Os ocupantes sentaram-se diagonalmente uns dos outros, o que é comum em táxis e caronas. A equipe de pesquisadores descobriu que abrir as janelas opostas de cada ocupante pode criar um fluxo que reduz drasticamente a coleção de aerossóis na cabine de um carro. De acordo com o New York Times , eles também descobriram que abrir as janelas até a metade pode ser muito útil, e que abrir apenas fresta gera fluxo de ar suficiente.

Há muito mais informações no estudo que você pode ler aqui .

  • arrow